Vestígios
Luciana de Gnone
Vestígios é segundo volume da saga de Betina Zetser, protagonista da romancista Luciana de Gnone. Betina Zetser é jornalista investigativa, e neste livro encontra o ataque com ácido, crime hediondo que ganha as manchetes no mundo todo, o gancho da sua próxima matéria investigativa, quatro anos após denúncia de trabalho escravo no interior do Brasil (trama do primeiro volume da série).
Da realidade para a ficção, Luciana de Gnone alerta os leitores sobre os vestígios e sinais da violência contra a mulher a partir da história de vítimas que sofreram o ataque dentro da narrativa. Jackeline Fernández, por exemplo, é fundadora de uma organização que dá apoio às mulheres que foram atacadas. Vítima do crime, a personagem é uma das fontes de Betina para a investigação jornalística.
Enquanto isso, Bruno, marido de Betina, enfrenta um inimigo do passado que retorna para perturbar a vida do casal. É com esse enredo que Luciana aprofunda a história do primeiro volume da saga, mas sem comprometer o entendimento de quem não leu o primeiro livro. Os pesadelos com Hermano, criminoso responsável por gerenciar trabalhadores escravizados, ganham força após a notícia de que ele está foragido.